02/06/2014

Review: Damon Albarn "Everyday Robots" (2014)

Texto da autoria de Diogo Barreto

Damon Albarn conseguiu ser, em pouco mais de 25 anos de actividade, um compositor reconhecido, produtor, impulsionador de um dos movimentos musicais mais importantes da década de 90, activista político e, ainda ser aclamado como o quarto melhor frontman de sempre num Poll da revista de música britânica Q.
Vocalista da mítica banda Blur, fundador e músico do projecto Gorillaz, Damon Albarn teve ainda vários outros projectos, como os Rocket Juice & The Moon e os The Good, The Bad & The Queen. Com toda esta actividade, não é de espantar que só este ano tenha lançado o seu primeiro disco a solo.


Damon Albarn
Everyday Robots
Abr 25, 2015
Everyday Robots é o nome do registo que Albarn afirmou ser de procura e descoberta, bem como autobiográfico. O disco foi lançado no dia 25 de Abril, embora tenha estado em streaming no iTunes desde o dia 22 do mesmo mês.
Todas as músicas do disco foram compostas por Damon Albarn e Richard Russel que se encarregaram também da produção. Para dar mais textura às músicas, foram chamados vários músicos convidados, como Brian Eno ou Natasha Khan (a.k.a. Bat for Lashes).

Com algum ecletismo, as músicas do disco variam entre melancólicas e com um acompanhamento muito simples até músicas com conjuntos de cordas e coros para dar mais textura às composições.
As temáticas do disco alternam entre a vida pessoal do músico, com recontos sobre o seu consumo de heroína (You and Me), ou os momentos mais marcantes da sua vida (Hollow Ponds) e a dicotomia do ser humano contra a máquina; do orgânico contra o mecânico. “It’s hard to be a lover when the TV’s on, nothing is in your eye” afirma Albarn em The Selfish Giant, exemplificando esse conflicto tão comum na sociedade em que vivemos.

O músico britânico arranja ainda espaço para nos mostrar o seu lado mais soalheiro, na música Mr. Tembo - sobre um elefante bebé – e passar uma mensagem de esperança em Heavy Seas of Love, mostrando que nem tudo está perdido enquanto tivermos alguém que nos apoie.
Damon Albarn provou que consegue ser um grande músico, estando na frente, sem se diluir numa banda. Este álbum dá prova disso, sendo um disco de uma qualidade extrema, que decerto proporcionará grandes momentos aos ouvintes. 
E sigam o conselho de Damon, “Just Left on repeat”.


- versão alongada aqui -

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...